segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A culpa alimenta a vítima

Às vezes somos obrigados a fazer sacrifícios para superar ou aguentar determinada situação. Entretanto devemos ter muito cuidado para não nos oferecer em sacrifício por uma causa - porque podemos ser colocados no altar e ser imolados. Essa situação não é para ser vivida de fato, é somente uma metáfora com muitos simbolismos mas que não devem em hipótese alguma ser aplicados aos seres vivos e muito menos aos seres humanos.
O esforço, a dedicação, o desprendimento e nessa linha de significados, fazer sacrifício será adequado até o momento em que nos transformamos em vítima.
A vítima é uma personagem que criamos alimentada pela culpa - não tem utilidade nenhuma, não tem nenhum valor e descredencia qualquer valor de ajuda, solidariedade, compaixão etc.

Observe como tem estabelecido relacionamentos. Você pode saber se está se fazendo de vítima ou se está agindo movido pela culpa quando começar a falar de ingratidão, de falta de reconhecimento etc. 

2 comentários:

  1. Acho que entendi. Então, quando a pessoa se vê como vítima de uma situação, na verdade, ela repensa a situação observando tudo o que ela poderia ter feito de melhor e, como sabe que não fez, arruma um jeito de transferir a culpa que sente por isso para uma terceira pessoa, motivo, ou situação.
    Se ver como vítima é a auto-defesa dos que fecham os olhos das próprias falhas, por vergonha, medo, ou até covardia de enfrentar um erro para poder corrigí-lo.
    Viajei?

    ResponderExcluir
  2. Viajou não. É por aí mesmo.
    - O interessante é ir observando e descobrindo quando estamos nos fazendo de vítima e quando estamos nos responsabilizamos pelos nossos atos.
    - A diferença é difícil porque está camuflada pelo sentimento de perda, de medo, além da carência de aceitação, de amor etc. Com o tempo tudo vai se tornando mais claro, o que aumenta a felicidade porque deixamos de lutar com fantasmas e passamos a usar nossa energia para coisas reais.
    - Vamos fazer uma brincadeira e dizer que o termo "reais" tanto é original de realeza, de nobreza como também de realidade e realização.
    - Beijos Fernanda e até breve

    ResponderExcluir