sexta-feira, 22 de junho de 2012

Seu mapa da mina pode está errado

“O que o trouxe até aqui precisa mudar, ou o levará sempre ao mesmo lugar”

A Teosofia* considera o ser humano tendo três planos: mental, emocional e físico. Quando você olhar para uma pessoa deve considerar esses três aspectos – ela não é só a aparência que a identificamos. Muito mais importante é que dentro dela tem uma centelha divina. Alguma coisa semelhante a uma partícula ínfima do sol central de onde saímos. As diversas explicações sobre a criação são muito bem vindas, porque complementam uma questão tão difícil, onde, possivelmente, ninguém sabe ao certo e, portanto, todos tem razão.
Entretanto, se você considerar que o mundo está pronto e que viemos habitá-lo, você terá pouco a fazer nele: nascer, crescer, morrer – ah! Amar também. E ser feliz...  Muito mais do que isso, várias filosofias religiosas esclarecem que compete a nós manter o universo vivo. Temos a função de construí-lo continuamente.  São as atitudes, os movimentos sociais, as filosofias e as buscas de desenvolvimento é que determinam o futuro do planeta e da humanidade. Ainda que exista um plano divino e muitos protetores espirituais cuidando de nós, é preciso que haja a contrapartida da consciência e do crescimento espiritual, para que se cumpram as melhores profecias.
Se você acha isso grandioso demais, vamos considerar o seu universo pessoal. Você nasceu com todas as potencialidades de realização. Durante um tempo você foi levado a viver determinadas experiências. Foi para a escola, foi amado, talvez tenha lhe faltado amor – seus primeiros passos seguiram de quem o criou. E agora? Você está seguindo quem? Provavelmente está seguindo o seu passado.
Quando você atingiu a maioridade começou a ser cobrado de algumas definições. É hora de decidir em que você vai trabalhar a vida inteira. Diante da urgência, você escolhe uma atividade que supõe que dará certo, ou seja, a partir de alguns dados imagina o resultado. Algumas vezes chamam de “realização de um sonho”. Na maioria das vezes essa escolha dá certo – ou parece que dá certo, pois é comum que algumas pessoas mudem de rumo depois de terem se estabilizado numa carreira, ou mesmo num casamento.
Mas afinal, o que você veio fazer nesta vida?
Você veio trabalhar? Sobreviver? Ser feliz? O melhor exemplo de escolher uma carreira está na história dos 3 Reis Magos seguindo a Estrela de Belém. Observem que eram Reis, portanto poderosos e eram Magos, que se pode deduzir que possuíam conhecimentos amplos e específicos – mas que se deslocaram por longos caminhos buscando encontrar algo que tinham sido informados. O que demonstra uma grande segurança para seguir riscos e, por isso mesmo, realizar seus objetivos. De certa forma, somente seguindo a Estrela, a sua própria Estrela, é que poderá realizar seus objetivos.

(*) A Teosofia é uma linha de pensamento criada a partir da Doutrina Secreta publicada em 1800 e escrita por H.P. Blavatsky.

Nenhum comentário:

Postar um comentário